Psicoterapia online, atendimento online… o jeito certo de falar, a expressão correta é orientação psicológica online. Será que atendimentos online podem ocorrer? a resposta é sim, pode!

O CFP (Conselho Federal de Psicologia), órgão que regulamenta a atuação do psicólogo trouxe a resolução 11/2012, nela você encontra as características para que um atendimento online possa ocorrer. Lá você vai encontrar que os atendimentos podem ser tanto síncronos, quanto assíncronos. Os Síncronos ocorrem em tempo real – vídeo chamada, áudio chamada, ligação por telefone etc – e os assíncronos são aqueles que acontecem não necessariamente em tempo real – mensagem de texto, mensagem de whatsapp, email etc.

Ambas as formas, síncrona e assíncrona, são Orientação Psicológica Online (O.P.O.), ambas estão autorizadas a ocorrer. Outra característica importante é que eles devem ser focais – trabalhar com uma demanda específica – informativos e com limite de 20 sessões.

Para encontrar esse atendimento você pode procurar em sites na internet, mas para vocÊ saber se você está lidando com alguém que é ético e responsável você deve ficar atento à um selo, quem emite esse selo? O CFP! Para ter esse selo o site tem que passar pela avaliação do Conselho Federal de Psicologia, para que você atenda a alguns requisitos mínimos e assim possa estar ativo.

Outra forma de saber que você está lidando com um profissional ético é perguntando para ele o número de inscrição dele, o número do CRP. Por ele você confere o cadastro no site do conselho federal ou regional de psicologia.

Se você encontrou um site sem o selo ou um profissional sem o registro, é sugerido que você não continue o atendimento. Nesses casos você não está resguardado pelo conselho e não tem a garantia de um atendimento de qualidade, logo sugerimos que você não continue o contato.

Como é que eu faço para ser atendido? Você vai conversar com um psicólogo, apresentar sua demanda, ele vai olhar para a demanda e ver se tem ferramentas para te atender. Vocês vão estipular dia, horário, valor e periodicidade – quantas vezes por semana – , dadas tais características, vocês dão início ao atendimento e esperamos que seja proveitoso.

Bons atendimentos!

 

Compartilhar: